Estratégias para meliponicultura
Néctar da Amazônia e Amazônia Bee firmam carta de intenções para desenvolver estratégias para meliponicultura na Amazônia.
Após o evento Bioeconomy Amazon Summit – BAS 2025 em Manaus, as startups Néctar da Amazônia e Amazônia Bee firmam carta de intenções para desenvolver estratégias para meliponicultura na Amazônia ao atuarem nos Estados do Amapá e Amazonas.
“Buscaremos soluções pra problemas comuns nessa atividade ao impactar com inovações para demandas de mercado, e aumentar o volume de mel de abelhas sem ferrão produzido na Amazônia, nunca antes alcançados. Ao incluir os atores dos diferentes territórios em desenvolvimento” afirma o CEO da Néctar da Amazônia Richardson Frazão, biólogo que atua no Estado do Amapá.
Sydnei Fogassa, CEO da Amazônia Bee que atua no Estado do Amazonas ressalta: “Novos arranjos a partir de serviços e produtos que tragam soluções para uma abordagem com o mercado, permitem consolidar um trabalho de medio-longo prazo já alcançado no Amazonas, com centenas de famílias produzindo mel de abelhas sem ferrão em diferentes territórios mas com gargalos de mercado”
O arranjo será fortalecido com integração de novas startups que atuam na bioeconomia do mel na Amazônia, para que possam desenvolver soluções em rede e agregar valor aos bioativos das abelhas e das comunidades da Amazônia, afirma Frazão.
