Mel do Quilombo ajuda na Conservação das Savanas do Amapá
Mel do Quilombo ajuda na Conservação das Savanas, das abelhas e dos modos de vida do Amapá
Mel do Quilombo ajuda na Conservação das Savanas, das abelhas e dos modos de vida do Amapá

A produção de mel de abelhas sem-ferrão já é realidade na Comunidade de Mel da Pedreira em Macapá-AP, esta atividade ajuda diretamente na conservação da vegetação e das abelhas das Savanas do Amapá e o Desenvolvimento Sustentável em prol das Populações tradicionais da Amazônia.
A Comunidade Quilombola do Mel da Pedreira localizada a 30 km de Macapá no Amapá, consolida seu ciclo de implementação da Meliponicultura em territórios quilombolas do amapaenses, por meio da criação de abelhas sem-ferrão e a produção de mel na região pela Meliponicultura.

Em 24 de outubro de 2018 realizamos uma visita a convite dos produtores da Comunidade Mel da Pedreira, que é um quilombo de 600 hectares localizado no entorno de Macapá, para conhecermos mais sobre os resultados alcançados por meio da Meliponicultura na Comunidade.
A liderança da Meliponicultura na comunidade é o Sr. Elizeu Cirilo de Souza, o qual apresentou os resultados alcançados com a organização socioprodutiva da Comunidade Mel da Pedreira no entorno da Meliponicultura (criação de abelhas nativas e sem ferrão da Amazônia).
Estamos satisfeitos com os resultados até aqui alcançados com a produção, assim como os aprendizados que conquistamos na conservação das abelhas sem-ferrão, do meio ambiente e da segurança alimentar das famílias de nossa comunidade. Conseguimos desenvolver um rótulo para nossas embalagens, mas agora temos a necessidade de um espaço para dar um salto na qualidade da nossa produção de mel – Enfatizou Elizeu.

A sustentabilidade na produção do Mel do Quilombo
A sustentabilidade do trabalho está na diversidade florística encontrada registrada na comunidade, onde as abelhas coletam néctar e pólen. Assim, um estudo da origem floral e territorial do Mel do Quilombo, a partir das espécies de plantas que as abelhas utilizam para produzir o Néctar da Amazônia é muito importante em função da qualidade do mel produzido e da conservação da vegetação no entorno dos Meliponários.
Floração da Mangaba na Savana do Mel da Pedreira
Na comunidade de Mel da Pedreira é possível conhecer sua floresta de mangabas, a qual se beneficia dos serviços das abelhas. As flores são polinizadas por abelhas espcialmente Euglossini provavelmente Eulaema nigrita. Este serviço regulatório e permite que as famílias da comunidade realizem o extrativismo dos frutos para produção de polpas utilizadas oara sucos, doces e sorvetes. Confira algumas fotos abaixo que são do acervo técnico de R. Frazão:






Frutos do tucumã
Os frutos do tucumã, p.ex. são coletados pelas crianças para alimentação cotidiana, no período de frutificação, o que apoia também a segurança alimentar e nutricional da população da comunidade do Mel da Pedreira.


Fruticultura nativa das Savana. Foto: R. Frazão
A Meliponicultura na Escola do campo quilombola
Na escola da comunidade, as crianças têm oportunidade de compartilhar suas experiências a partir da riqueza natural que a região abriga ao despertar também para as vocações necessárias ao desenvolvimento regional e sustentável com o uso dos recursos naturais.



Ameaças as Savanas
Áreas de Savana após o fogo. Foto: R. Frazão
O Mel do Quilombo
A organização socioprodutiva da comunidade Mel da Pedreira, permitiu, avanços no processo de comercialização do mel de maneira mais organizada, sem atravessadores. Mesmo processado de maneira artesanal, o mel esta acondicionado em embalagens e já possuem um rótulo desenvolvido pelos próprios produtores da Comunidade do Mel da Pedreira.

O desenvolvimento sustentável
Este trabalho permite consolidar o Desenvolvimento Sustentável e a conservação dos ecossistemas da Amazônia com apoio direto da comunidades beneficiárias, uso racional das inúmeras espécies de abelhas e de suas florestas são chave para a humanidade.
Considerações
A comunidade passa a ser uma referência na produção de Mel de abelhas sem ferrão no Amapá denominado de Mel do Quilombo, cuja essência é o Néctar da Amazônia e a origem floral é a vegetação de Savanas nos limites da comunidade
O mel produzido na comunidade tem inúmeros indicadores de sustentabilidade e conservação das abelhas nesses ambientes, o qual possui uma rica diversidade vegetal e animal”. Enfatiza o biólogo Richardson Frazão idealizador do Programa de Meliponicultura e Biologia da Conservação das Abelhas do Amapá.
Este trabalho foi idealizado por Richardson Frazão e ao longo de suas etapas de implementação recebeu apoio financeiro do Fundo Amazônia do BNDES na Chamada http://www.fundoamazonia.gov.br/pt/como-apresentar-projetos/chamadas-publicas/projetos-produtivos-sustentaveis/2012.
