A Rota do Mel e troca de experiências entre produtores de mel
A Néctar da Amazônia participa da Rota do Mel, iniciativa que apoia produtores e fortalece a bioeconomia na Amazônia com foco em mel sustentável.
A Rota do Mel, iniciativa do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) lançada em 2012, apoia arranjos produtivos de apicultura e meliponicultura em territórios de baixa renda, fortalecendo a renda familiar e ampliando a inclusão social.
No evento realizado nos dias 22 e 23 de outubro em Montes Claros (MG), que reuniu cerca de 1.700 participantes entre produtores, pesquisadores e técnicos, a Rota do Mel foi destaque ao promover a troca de experiências entre estados. Entre os polos envolvidos estão também regiões da Amazônia como o Amapá, onde a Néctar da Amazônia atua. A iniciativa prevê expansão até 2026 para estados como AC, AP, RR, SC, DF, MA, GO e TO. O CEO da Néctar da Amazônia Richardson Frazão e Julio Avelar estiveram no evento como Rota do Mel da Casa do Mel dos Quilombolas.
Para a Néctar da Amazônia, essa participação reforça seu compromisso com mel de abelhas sem ferrão, produção sustentável e integração com cadeias de valor locais. A iniciativa contribui para que comunidades extrativistas e famílias produtoras de mel tenham acesso a capacitação, mercados e visibilidade nacional, fortalecendo a bioeconomia amazônica.

O encontro foi destaque no site gov.br do Governo Federal: https://www.gov.br/mdr/pt-br/noticias/produtores-de-mel-trocam-experiencias-e-fortalecem-inclusao-em-territorios-de-baixa-renda